O que quer saber do Blogue?

domingo, 28 de maio de 2017

Bioblitz


    No fim de semana passado ( desculpem-me as demoras, mas só tive tempo de colocar as fotos no computador agora ), eu fui a um programa em Serralves chamado Bioblitz que é um momento no qual cientistas de todo o mundo se juntam para conhecer a biodiversidade de um local. Eu fui a 3 tipos de atividades: Anilhagem de aves, Micro Mamíferos e Anfíbios.
Anilhagem de Aves
    Nesta atividade apanhamos 3 pássaros: um pisco de peito ruivo, uma tutinegra e uma carriça. Apanhamo-las numa rede com bolsinhas para caírem lá para dentro. Tenho informação das 3 aves.
  • Pisco de peito ruivo: pesa 17,1 g, é fêmea e colocaram uma anilha de tamanho A;
  • Tutinegra: pesa 18,9 g, é fêmea e colocaram uma anilha de tamanho 35;
  • Carriça: pesa 9 g, é macho e colocaram uma anilha de tamanho 50 ( a asa mede 9 mm, o bico mede 13,3 mm e o tarço mede 17,4 ).


















Micro Mamíferos
    Os micro mamíferos dividem-se em roedores e insetívoros. Apanhamos 2 insetívoros, ou seja, 2 musaranhos de dentes brancos grande, mas, como já estavam na base de dados de micro mamíferos, apenas recolheu informações de um deles para nos mostrar como é que se fazia.
    Informações:
  • É fêmea;
  • Pesa 8 g;
  • A orelha mede 5 mm;
  • A cauda mede 32 mm;
  • A pata mede 12 mm.
















Anfíbios
  Os anfíbios são assim chamados, pois anfíbios=2 vidas e eles começam por nascer na água e passam a viver em terra. Aqui apanhámos 2 animais: 1 girino do sapo-parteiro ( chamado assim, pois o macho toma conta dos ovos e só os deixa quando já são girinos ) e uma rã verde.
     Informações:
Girino do sapo-parteiro:
  • está já na transformação para sapo, pois tem as patas;
Rã verde:
  • é macho;
  • tem almofadinhas por baixo das patas dianteiras - desenvolvem-nas na altura da reprodução






    Sem comentários:

    Enviar um comentário