O que quer saber do Blogue?

terça-feira, 13 de março de 2018

Medo: tudo o que sempre quis saber sobre trovões e relâmpagos


Honrando a tempestade Félix, que aconteceu à alguns dias, exponho alguns factos sobre os raios:
  1. Existem tempestades que são verdadeiramente assustadoras. Ainda para mais quando além da chuva e do vento, os 'assustadores' trovões e relâmpagos estão presentes.
  2. Há quem se assuste facilmente com trovões e relâmpagos, e em alguns casos, existem realmente razões para ter medo.
  3. De acordo com a edição online da BBC, cientistas calcularam que o planeta Terra tem cerca de 760 trovões a cada hora.
  4. De acordo com um artigo publicado pela edição online do ‘Mirror’, um relâmpago tem energia suficiente para tostar 160 mil fatias de pão.
  5. Segundo o ‘Live Science’, para saber a que distância está dos relâmpagos basta contar o número de segundos que separam o relâmpago do trovão que se segue. Depois, divida esses segundos por cinco. Esse número será o valor da distância em milhas a que está do relâmpago.
  6. Segundo a edição online do ‘The Independent’, o Empire State Building é atingido por cerca de 23 relâmpagos por ano.
  7. De acordo com a edição online da ‘National Geographic’, não é recomendável lavar a louça ou tomar banho durante uma tempestade. Um relâmpago pode ser conduzido por canos de água ao longo de muitos quilómetros.
  8. De acordo com a ‘PopCrush’, Madonna sofre de brontofobia, o medo de raios e trovões.
  9. Segundo um artigo publicado pela revista ‘Science’, se o aquecimento global continuar haverá um aumento de aproximadamente 50% na ocorrência de relâmpagos no ano de 2100.
  10. De acordo com um artigo publicado pela ‘National Geographic’, um relâmpago pode entrar para uma casa ou edifício através de três formas. Pode entrar diretamente, através de cabos elétricos ou através da canos que venham da rua e também através do chão.
  11. Em 1902 um relâmpago atingiu o topo da Torre Eiffel. Foram necessárias obras para reparar os danos.
  12. De acordo com a ‘National Geographic’, o calçado de borracha não garante qualquer proteção contra relâmpagos.
  13. Segundo a edição online da ‘National Geographic’, ao contrário do que é habitualmente dito por muitas pessoas, um relâmpago pode atingir o mesmo local duas vezes.
  14. Segundo a ‘National Geographic’, as pessoas que estão dentro ou próximas de água correm maior risco de virem a ser atingidas por um relâmpago. A água é um excelente condutor de eletricidade.
  15. Segundo o ‘Daily Mail’, estima-se que a Estátua da Liberdade seja atingida aproximadamente por 600 relâmpagos anualmente.


Veja as fotos abaixo!

1. 

2. 

3. 

4. 

5. 

6. 

7. 

8. 

9. 

10. 

11. 

12. 

13. 

14. 

Saiba mais em:
http://protegeanaturezaer.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário